quinta-feira, 16 de junho de 2016

Como planejar um intercâmbio? | Tipos


E aí, pessoal! Tudo bem?
Hoje vamos falar mais um pouquinho sobre Intercâmbio na Tag Viagens!
Quero mostrar pra vocês que existe mais de um tipo de intercâmbio e existem diferentes formas de organizá-lo. Como é bastante conteúdo, vamos começar primeiro falado sobre os tipos de Intercâmbio, okay? 

INTERCÂMBIO CULTURAL/DE LÍNGUAS

O intercâmbio cultural é aquele que se faz para aprender a língua nativa do país que se está indo, tendo contato com as pessoas nativas, com o cotidiano, fazendo turismo e estudando. Esse tipo de intercâmbio é geralmente mais curto e serve para uma primeira experiência fora, quando a pessoa ainda não está bem fluente na língua, por exemplo.

Pontos Fortes
Os intercâmbios culturais são ótimos para quem precisa de aprovação para testes de proficiência, pois eles possuem modalidades muito focadas e aprofundadas neste tipo de estudo que é bem mais específico do que apenas a conversação e a escrita. 

Geralmente, a pessoa que está em intercâmbio cultural não trabalha, apenas estuda, por isso sobra mais tempo para sair com os amigos que se faz lá, conhecer lugares, viajar e etc.

Pontos Fracos
Como o estudo é feito em uma escola de idiomas, o contato será muito maior com pessoas que não falam a língua nativa do que os que falam (afinal os americanos falam inglês, por exemplo), então não se iluda achando que apenas com o intercâmbio cultural tu terás MUITO contato com o pessoal nativo porque não é beeem assim. O contato vai acontecer e é gradativo e ele também precisa ser provocado por ti, mas não é tanto quanto o contato que tu terás com outras nacionalidades.

PORÉM, ter contato com outras nacionalidades é, ao meu ver, tão enriquecedor quanto, porque a gente conhece gente de tudo que é tipo e mentalidade e isso abre a nossa cabeça! Tá lá no ponto 5 do texto Por que fazer um Intercâmbio! :)

INTERCÂMBIO DE ESTUDO

O intercâmbio de estudo é um pouco mais complexo e exige, geralmente, uma agência para fazer o tramit de toda a documentação, mas nada impossível, óbvio. Esse intercâmbio agrega muito ao currículo depois, pois tu terás um diploma de conclusão de algum curso, cadeira de faculdade, gradução, especialização, whatever, com o selo de uma faculdade estrangeira. 

Pontos Fortes
Neste tipo de intercâmbio se tem mais contato com os nativos da língua porque se estuda junto com eles, mas também terá muita gente de outras nacionalidades tendo a mesma oportunidade que tu estás tendo. 

Os conhecimentos adquiridos lá são diferentes dos daqui. Eles terão um embasamento diferente, uma visão e conclusões diferentes e isso pode te enriquecer muito de conteúdo útil para a vida profissional e acadêmica.

Pontos Fracos
Caso não tenhas domínio da língua, pode ser um tiro no pé se atirar numa oportunidade de cara, porque tu chegarás lá com cobrança de leituras, trabalhos em grupos, provas e etc, então se tu não estás bem afiado com a língua, tu pode colocar todo o investimento por água abaixo por não conseguir acompanhar. Mas nada que um bom planejamento prévio não resolva, né? ;)

Como os documentos que eles pedem são bem chatinhos de preencher e etc, geralmente se fica mais tranquilo contratando uma agência, mas isso também incide um custo extra inicial para essa viagem.

INTERCÂMBIO DE TRABALHO

Esse intercâmbio acredito que seja o que mais agrega ao currículo (claro que varia de profissão para profissão), pois ele atesta uma experiência de trabalho, de assumir responsabilidades e entregar resultados sob a pressão de estar longo de casa, fora da zona de conforto e em uma cultura diferente. Só por isso, essa pessoal já é muito respeitada, na minha opinião. É um intercâmbio que na maioria das vezes é feito por agência (especificamente a AIESEC) a menos que a tua empresa possua um programa de intercâmbio o que é raríssimo.

Pontos Fortes
É uma experiência mais complexa e exigirá de ti mais esforços, mas eles serão recompensados.

Trabalhar em outro país e ganhar em outra moeda é algo bastante empolgante na maioria dos casos.

Agrega muita experiência ao currículo.

Pontos Fracos
Precisa de agência para os documentos e contatos, gerando gastos extras iniciais.

Pode ter uma cultura de trabalho muito diferente da que tu estás acostumado, impactando negativamente na tua experiência lá.

E então, qual intercâmbio tu estás pensando em fazer? Conta aí nos comentários e faz tuas perguntas!
Compartilha as dicas com os amigos lá no FB https://www.facebook.com/borboleteandoblog/

Beijos da Vi :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cometa aí o que você achou disso...